Home Duque de Caxias Vítimas do temporal em Xerém recebem aluguel social
Duque de Caxias - Notícias - 28 de fevereiro de 2013

Vítimas do temporal em Xerém recebem aluguel social

Os moradores de Xerém que tiveram suas casas destruídas pelo temporal do dia 3 de janeiro começaram a receber nesta quarta-feira (27/2), na agência do Banco do Brasil, a primeira parcela do aluguel social. A entrega dos cartões aos primeiros beneficiados foi acompanhada pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do vice- prefeito Laury Villar, dos secretários municipais Marcelo Silva Costa (Defesa Civil) e Cláudia Peixoto (Assistência Social e Direitos Humanos) e do deputado Dica. O benefício deverá atender a cerca de 250 pessoas.

 

Prefeito Alexandre Cardoso conversa com moradores de Xerém
Prefeito Alexandre Cardoso conversa com moradores de Xerém

Alexandre Cardoso destacou a rapidez do processo da entrega dos cartões às pessoas que perderam suas casas no temporal de janeiro. “Conseguimos em 45 dias agilizar o pagamento do aluguel social. Um recorde, se levarmos em conta que em outros municípios afetados por tromba d’água, a demora chegou a quase um ano. Esta rapidez na liberação do benefício é resultado de uma grande articulação com o governador Sérgio Cabral, com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do pessoal do Banco do Brasil que não poupou esforços para que o cartão fosse liberado no menor prazo possível. Também não posso deixar de mencionar a atuação dos secretários municipais de Defesa Civil e da Assistência Social e Direitos Humanos”, afirmou.

 

Beneficiados pelo aluguel social são atendidos pelo pessoal da Defesa Civil de Duque de Caxias
Beneficiados pelo aluguel social são atendidos pelo pessoal da Defesa Civil de Duque de Caxias

Ao falar da tragédia que atingiu a região do quarto distrito, o prefeito de Duque de Caxias, disse que pelo volume da água dezenas de pessoas poderiam ter morrido. “Preferia não estar aqui entregando cartões para o pagamento do aluguel social. Infelizmente, isso aconteceu. Pelo volume da água do rio Capivari, era para termos uma tragédia como aconteceu na região serrana, com centenas de mortos. Terei uma reunião com o governador Sérgio Cabral para discutirmos a questão do pagamento da verba de R$ 5 mil para que as pessoas possam comprar eletrodomésticos e móveis para suas casas. Estamos avaliando a possibilidade daqueles que forem para o s apartamentos do programa Minha Casa, minha vida de receberem o i móvel todo mobiliado”, disse.

 

Com a região praticamente recuperada, o prefeito revelou que o projeto de urbanização das margens do rio já está desenvolvido por técnicos do Instituto Estadual de Ambiente (Inea). Também a criação de um polo turístico e gastronômico vem sendo avaliado. “Queremos transformar esta região. Vamos recuperar as vias que foram afetadas pelo temporal. As margens dos rios serão urbanizadas pelo pessoal do Inea. Estamos trabalhando em um projeto para desenvolver o ecoturismo e o turismo gastronômico. Com isso, daremos oportunidade para o morador”, revela Alexandre Cardoso.

 

Ajuda para recomeçar

 

Morador a 21 anos da localidade do Café Torrado, uma das áreas mais afetadas pela tromba d’água do dia 3 de janeiro, o operador de máquinas pesadas Adão Benedito da Cruz, 55 anos, viu sua casa ser condenada pelos técnicos do Inea, por oferecer risco aos moradores.  A saída foi receber o aluguel social.

 

“Os técnicos disseram que a casa tinha sido muito afetada pelo temporal e iriam demoli-la. A saída foi procurar um local para morar. Com o aluguel social vou procurar outra casa para residir. Não pretendo sair de Xerém. Vou recomeçar minha vida. Achei importante que a Prefeitura tenha agido rápido nesta questão do aluguel social. A maioria precisa do dinheiro para ter um lugar onde morar”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …