Home Notícias Cidadania Curso de Formação em Segurança Alimentar para Conselheiros em Duque de Caxias
Cidadania - Duque de Caxias - 22 de novembro de 2011

Curso de Formação em Segurança Alimentar para Conselheiros em Duque de Caxias

O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS) vai promover de fevereiro a julho de 2012, Curso de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional para 40 conselheiros de direito, lideranças comunitárias, servidores municipais e professores da Unigranrio. A aula inaugural foi na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, no auditório da universidade, aberta pelo bispo emérito de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli. O curso terá duração de 8 horas/mês e vai servir para capacitação dentro das orientações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

O prefeito José Camilo Zito foi representado pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte. Entre os participantes a pró-reitora da Unigranrio, Sônia Mendes, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Valéria Terra, José Zumba, ex-vereador e o primeiro presidente do DESANS, a deputada estadual Claise Maria Zito, e a diretora do DESANS, Regina Maria Oliveira, além de diretores dos mais de 20 conselhos municipais do município.

 

A secretária Roseli Duarte e Mauro Morelli na abertura do curso

 

A professora Roseli Duarte falou de políticas públicas de assistência social implantadas nos governos anteriores do prefeito Zito como o Portal do Crescimento, da criação dos conselhos tutelares e de direitos. Ligados à Secretaria de Assistência Social e Direito Humanos são hoje nove conselhos. A população conta ainda com conselhos de Segurança Pública, Saúde, Igualdade Racial, Educação, Tecnologia, Cultura, Meio Ambiente, Agricultura e Juventude, entre outros.

 

O bispo agradeceu ao convite e pode voltar durante o curso


Dom Mauro Morelli falou da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar  realizada em Brasília, de seu trabalho pelo país e em Minas Gerais, onde desenvolve ações há 12 anos e disse que as autoridades devem incentivar a promoção da nutrição infantil. Criticou ações federais de assistência à população pobre e disse que durante oito anos discutiu o assunto junto ao governo Lula. Mostrou-se preocupado também com “o estado brasileiro que não responde aos anseios do Brasil”. E conclui: “Sem nutrição não há educação. Queremos um povo saudável, criativo, inteligente e bem-humorado”.

 

 

Fotos: George Fant

Paulo Gomes, Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …