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Duque de Caxias - Notícias - 17 de agosto de 2012

Educação de Caxias tem o melhor desempenho no IDEB na Baixada Fluminense

O melhor desempenho do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011, comparando com os números de 2009, entre os municípios da Baixada Fluminense, foi da cidade de Duque de Caxias. A nota passou de 2,7 para 3,5, obtendo crescimento de 30%. A cidade saiu do 80º lugar e foi para o 62º, nos anos finais do Ensino Fundamental. Já na avaliação dos anos iniciais, passou de 81º para 69º lugar.

Segundo a secretária de Educação, professora Rachel Barreto, o crescimento aconteceu devido ao trabalho compromissado da Prefeitura de Duque de Caxias com a população. Ela explicou que o Governo Municipal encontrou a rede pública de ensino totalmente sucateada em 2009. “Os professores estavam desestimulados e as escolas destruídas. Apostamos fortemente na formação do docente, com seminários e projetos e, em função disso, os resultados ultrapassaram as metas
projetadas”.

A professora Rachel Barreto salientou, ainda, que desde agosto de 2011, que a SME promove cursos de formação voltados para compreensão da Prova Brasil.“Deixamos a cidade, em 2004, entre as dez melhores em educação no Estado do Rio de Janeiro. Quando retornamos, estávamos em 81º. Agora, voltamos e provamos que temos palavra. Nossa cidade está em 1º lugar em crescimento educacional entre os municípios da Baixada. Lutamos com garra e obstinação para que os filhos dos trabalhadores da nossa terra tenham uma educação de qualidade”, ressaltou Rachel Barreto.

A maior nota entre as escolas da Baixada no IDEB 2011 foi da Escola Municipal Darcy Ribeiro, situada no bairro Laguna e Dourados. A unidade conquistou nota 6,6 nos anos iniciais. “Em 2009, a nota no IDEB fora de 2,8, um aumento de mais de 100%. Lutamos desde 2010 para essa melhoria acontecer. Trouxemos os pais e as famílias dos estudantes para a escola. Fizemos, ainda, um convênio com a Associação de Moradores. Se um aluno faltar, além de telefonar, enviamos cartas de convocação para a associação. O índice de faltas caiu de 50% para menos de 10%,” contou a diretora da Unidade, professora Rejane Loureiro.

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