Home Baixada Dez FIRJAN forma profissionais na área de Confecção em Duque de Caxias
Baixada Dez - Cidadania - Duque de Caxias - 19 de outubro de 2011

FIRJAN forma profissionais na área de Confecção em Duque de Caxias

Nesta terça-feira, 18 de outubro, o projeto “Retalhos da Vida, Retalhos da Vila” formou vinte e oito mulheres moradoras dos bairros Vila Operária e Amapá, no município de Duque de Caxias. O curso foi promovido pelo Sistema FIRJAN e a Fundação Interamericana, através do Fundo para o Desenvolvimento Firjan/IAF, em parceria com o Instituto Renner, Caxias Shopping, ONG Ascac (Associação Cristã de Apoio a Criança) e Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso, da Secretária Municipal de Assistência Social.

 

O projeto, que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e a autonomia das mulheres, dá a possibilidade de melhoria da renda familiar. O curso foi ministrado na Casa da Mulher Caxiense e teve carga horária de 120h.

 

De acordo com o vice-presidente da Representação Regional da FIRJAN em Duque de Caxias, Jorge Rodrigues do Nascimento, as formandas ganharam a chance de mudar de vida. “O projeto permite que estas mulheres trilhem um caminho de sustentabilidade, cresçam profissionalmente e transformem suas realidades futuras de maneira duradoura e efetiva. É também um projeto que movimenta a economia local”, disse.

 

Para a coordenadora de Projetos da Casa da Mulher Caxiense, Regina Silva, o “Retalhos da Vida, Retalhos da Vila” alcançou seus objetivos. “Tivemos uma evasão muito baixa. Foram apenas duas desistentes. Todas aprenderam a técnica da montagem de bolsas e ainda melhoraram a autoestima. Hoje, elas se sentem mais capazes”, afirmou.

 

Segundo Andréia da Silva (26), filha de uma das formandas, o curso foi um grande benéfico para a mãe. “Ela nunca trabalhou e este foi o primeiro curso que fez. Senti que ficou mais animada e já está vendendo as bolsas que aprendeu a fazer. Eu já estou até usando”, contou. Gilson Teixeira, marido de uma das mulheres, percebeu mudanças na esposa. “Ela passou a valorizar mais o tempo e agora pretende se unir às colegas de turma para montar uma cooperativa”, relatou.

 

Para Marcia de Souza (47), aluna do curso, o melhor foi perceber que eram capazes de realizar aquele trabalho. “Muitas chegaram sem acreditar que poderiam realmente aprender. E, hoje, todas nós estamos confiantes e temos uma alternativa para ampliar nossa renda”, disse.

 

O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, que esteve presente na cerimônia de entrega de diplomas no Caxias Shopping, afirmou esperar que projetos como o “Retalhos da Vida, Retalhos da Vila” continuem acontecendo, pois promovem o desenvolvimento municipal.

 

As peças produzidas pelas alunas ficarão em exposição no Caxias Shopping até o próximo dia 30 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo das 13h às 12h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …