Home Duque de Caxias Simulado de vazamento de gás é realizada com sucesso na Reduc em Duque de Caxias
Duque de Caxias - 22 de novembro de 2011

Simulado de vazamento de gás é realizada com sucesso na Reduc em Duque de Caxias

O vazamento fictício de gás na empresa Nacional Gás Butano, em Duque de Caxias, mobilizou no sábado, 19 de novembro, cerca de 3 mil pessoas, entre voluntários e profissionais. Este foi o décimo simulado de treinamento do Processo Apell, realizado para avaliar o sistema de resposta para emergência no Pólo Industrial de Campos Elíseos.

“É muito importante ter uma população preparada para situações de emergência. O município se preocupa, acima de tudo, com a segurança da coletividade”, ressaltou o secretário municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves

“É a coroação de um treinamento que é realizado ao longo do ano. Preparamos a comunidade para lidar com situações de emergência e hoje, estamos realizando uma espécie de “ensaio” para testar a eficiência do processo”, explicou o Diretor de Defesa Civil do município, Luís Cláudio.

O secretário de Defesa Civil do Estado, Sergio Simões, esteve presente na simulação e afirmou que o treinamento realizado em Duque de Caxias é visto como modelo de referência no estado. “Nós viemos para aprender com vocês. Aqui nós presenciamos um modelo de comunidade organizada e como Defesa Civil, nós temos interesse em replicar esse modelo e levá-lo para outros municípios”, destacou

Na simulação, que envolveu dois helicópteros, seis ambulâncias, viaturas e equipamentos do Corpo de Bombeiros, do GSE (Grupamento de Salvamento e Emergência) e da Cruz Vermelha, os voluntários e profissionais saíam da Reduc para conter o vazamento de gás na empresa Nacional Gás Butano, enquanto equipes de resgate se espalhavam pelas ruas próximas à empresa, procurando vítimas do acidente ocorrido.

Em situação de fratura e asfixia, os “feridos” eram levados de ambulância ou helicóptero para os hospitais Adão Pereira Nunes (estadual) e Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (municipal). A Escola Estadual Hélio Rangel, em Jardim Primavera, foi o local escolhido para a emergência de acolhimento. Lá, as vítimas eram atendidas pelos voluntários, enquanto atividades de entretenimento envolvendo música e dança, eram realizadas na quadra.

Além de stands, que prestavam serviços de informação sobre o funcionamento do gás industrial e de cozinha, sorteio de cestas básicas e distribuição de lanches, também fizeram parte das atividades realizadas na escola Hélio Rangel. O simulado, que durou toda a manhã de sábado, envolveu, além de voluntários e profissionais, cerca de 4 mil moradores de Campos Elíseos.

 

Texto: Amélia Cristina
Fotos: George Fant    

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …