Home Duque de Caxias UNET é inaugurada com curso de montador de móveis e marcenaria
Duque de Caxias - Notícias - 21 de agosto de 2012

UNET é inaugurada com curso de montador de móveis e marcenaria

O Parque Lafaiete ganhou nesta terça-feira, 21 de agosto, a mais nova Unidade de Educação para o Trabalho (UNET) de Duque de Caxias. Localizada na Avenida Nilo Peçanha, a UNET tem cursos de idiomas – inglês e espanhol – e informática, que oferece, em dois módulos, aulas de introdução à informática e Windows Vista. As primeiras turmas já estão fechadas, somando mais de 350 alunos, e as aulas começam nesta quarta-feira, 22 de agosto. Mas o grande destaque da nova unidade é o curso de montagem de móveis e marcenaria, aplicado em parceria com o Senai/Firjan, cujas inscrições começam a ser feitas na próxima semana.

“Este é mais um curso gratuito que implementamos com a Senai/Firjan na cidade, provando que esta é uma parceria de sucesso. Ele se soma aos cursos de soldador, caldeireiro, montador de estruturas, encanador industrial e eletricista predial e residicencial e os alunos que o concluírem também terão o certificado do Senai/Firjan”, disse a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas públicas (FUNDEC), Edite Viana, durante a cerimônia de inauguração. Ela também falou sobre o papel assumido pela fundação desde 2009. “Nós, procuramos oferecer cursos de qualificação para nossa população de acordo com as necessidades de nossa cidade. Caxias tem um grande polo moveleiro e estamos em contato com a Ricardo Eletro. Várias empresas procuram montadores de móveis e marceneiros”, explicou.

Moradora do Parque Lafaiete, a secretária Municipal de Esporte e Lazer, Martha Valéria de Andrade, falou sobre a importância da nova UNET para o bairro e adjacências. “Moro aqui há 20 anos e posso falar como mãe e professora. Esta UNET vai trazer qualificação para nossos jovens e oferecer um futuro melhor para nossos filhos. Antes, 80% dos funcionários da REDUC eram de fora de Caxias. Hoje, nosso município é o que proporcionalmente mais gera empregos no Estado”.

Também presente ao evento, a deputada federal Andreia Zito falou sobre outro ponto positivo da FUNDEC. “Conseguimos trazer para o município uma unidade do Pedro II, um dos melhores colégios do Brasil. E a FUNDEC complementou esta vitória implantando o PEF (Curso Preparatório para Instituições Estaduais e Federais), que prepara jovens moradores de Caxias para ingressar no Pedro II”.

Edite destacou que, este ano, todos os alunos do PEF – mais de 160 jovens – conseguiram ser aprovados no Pedro II, mas apenas 60 conseguiram entrar devido à limitação de vagas oferecidas. “Com a construção da unidade definitiva do Pedro II na cidade, no terreno que a Prefeitura desapropriou no bairro Centenário e ofereceu à instituição, as vagas de acesso serão ampliadas. Com isso, no ano que vem acredito que todos os nossos alunos poderão ingressar no Pedro II”, concluiu.

Entre os alunos do curso de informática da nova UNET estavam o jovem Alexander Loroza, de 14 anos, da Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, e sua mãe, a dona-de-casa Ailza Loroza, de 53 anos, moradores do Olavo Bilac. “Passando aqui na frente eu sobre que o bairro ia ganhar esta unidade e tratei logo de me inscrever e incentivei meu filho a vir também”, disse Ailza, que achou ótima a possibilidade de se qualificar. “Estou procurando emprego. Ter curso de informática vai aumentar minhas chances”, afirmou a dona-de-casa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …