Home Nilópolis Nilópolis ganhará um novo Hospital Municipal
Nilópolis - Notícias - 6 de agosto de 2012

Nilópolis ganhará um novo Hospital Municipal

A prefeitura de Nilópolis está desde 2011 colocando em prática o plano de reorganização da rede de saúde do município, com a modernização do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck, o fortalecimento das Unidades de Urgência, ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e das equipes de apoio da ESF, da cobertura de consultas especializadas, além da implantação do programa de Saúde Bucal, do Centro de Especialidades Odontológicas, do programa Melhor em Casa (Home Care) e do fortalecimento das estruturas de Saúde Mental, com a implantação do CAPS AD (tratamento para usuários de droga e álcool) e do ambulatório de Saúde Mental.

Na reunião do Conselho de Segurança, ocorrida no último dia 30, na Câmara Municipal de Nilópolis, o secretário de Saúde, Franklin Monteiro e a secretária de Obras, Patrícia Abdala, apresentaram o Projeto de Reforma de Redefinição do Perfil Assistencial do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, que já se encontra em obras, financiadas com recursos captados através deste projeto. Neste evento estiveram presentes vários secretários Municipais e várias pessoas formadoras de opinião das redes sociais da Internet e da sociedade Nilopolitana.

Um novo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek

Em pleno processo de modernização, e passando por uma grande reforma estrutural, o “Pronto Socorro”, como é conhecido pela população, continua atendendo a todos que necessitam de atenção de urgência/emergência clinica ou ortopédica, ou seja, esta com sua emergência aberta. No mês de junho o JK realizou 4.851 atendimentos médicos, sendo 3.739 de urgência clínica e 1.112 de urgência ortopédica. “Nosso projeto de reestruturação do hospital, apresentado ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, já esta trazendo resultados para a nossa população, o financiamento para manter o Hospital esta crescendo, e com isso, a qualidade nos serviços prestados esta acompanhando este crescimento”, explica o secretário de Saúde de Nilópolis Franklin Monteiro.

Os novos recursos são oriundos da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, onde o hospital municipal foi enquadrado como porta de entrada da Rede (portaria MS 1.269 de 28 de junho de 2012), trazendo em torno de R$ 3 milhões anuais para as internações de retaguarda clínica. Com as obras de reforma, iniciadas em maio, o hospital municipal está ganhando 10 (dez) leitos de UTI adulto e 30 (trinta) leitos de internação clínica para retaguarda da Rede de Urgência Emergência. Um Centro de Parto Normal com 8 (oito) leitos para pré parto, parto e puerpério, um Centro Obstétrico moderno, com um novo centro cirúrgico composto por três salas, área de recuperação anestésica, entre outros ambientes, 20 (vinte) novos leitos obstétricos, em quartos duplos de alojamento conjunto para mãe, bebê e acompanhante e 2 (dois) leitos neonatais de atendimentos semi intensivo.

Franklin Monteiro, explicou ainda, que pelo menos 86 leitos, no total, estarão à disposição da população de Nilópolis e de municípios vizinhos. A maternidade municipal terá capacidade para realizar até 300 partos de risco habitual, por mês. O projeto de modernização do hospital municipal captou aproximadamente R$ 10,5 milhões, que estão sendo investidos em obras e equipamentos. Os recursos foram obtidos através da Secretaria Estadual de Saúde, do Programa Somando Forças, também do governo estadual, do Ministério da Saúde, onde o hospital passou a integrar as Redes de Urgência e Emergência e Rede Cegonha, e de emendas do deputado federal Simão Sessim ao Orçamento Geral da União. “O Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck, inaugurado na década de 60, está com sua estrutura envelhecida, já que nunca sofreu uma grande obra de modernização, a estrutura atual, em vários ambientes, não atende às normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nossa população merece um hospital humanizado, moderno e resolutivo, daí a necessidade de uma grande reforma”, concluiu Monteiro, que é administrador e especialista em Saúde Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …