Home Notícias Brasil e Mundo ONU quer sugestões de jovens de todo planeta
Brasil e Mundo - 15 de agosto de 2012

ONU quer sugestões de jovens de todo planeta

A Organização das Nações Unidas (ONU) quer ouvir dos/as jovens quais são os principais desafios enfrentados por eles/as e como fazer para superá-los. Para isso, desenvolveu uma enquete virtual para que as juventudes de várias partes do planeta possam dar a sua opinião sobre o assunto. As respostas vão ajudar a nortear o Plano de Ação para todo o sistema sobre juventude que está sendo construído pelas Nações Unidas.

O questionário pode ser respondido até esta quinta-feira (16). Para isso, basta acessar o sítio eletrônicodo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e responder as perguntas em um dos seis idiomas disponíveis (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês ou russo). No total, são 15 perguntas sobre discriminação, emprego, empreendimento, educação – também na perspectiva sexual e reprodutiva -, cidadania, proteção de direitos e inclusão política.

“O futuro de nosso mundo se encontra nas mãos de nossos jovens. Tenho a determinação de assegurar que as prioridades da juventude sejam escutadas e abordadas nos corredores da Organização das Nações Unidas. Temos avançado em trazer à mesa de negociação a agenda da juventude, mas que façamos mais ainda. Esta é a razão pela qual decidi nomear um Conselheiro Especial sobre Juventude e o motivo pelo qual estamos desenvolvendo um Plano de Ação para guiar todo o sistema da ONU em nosso trabalho para e com os jovens de todo o mundo”, destaca mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na introdução do questionário.

As respostas da consulta servirão de subsídio para o Plano de Ação que está sendo construído pela ONU voltado para a juventude. Tal Plano guiará as ações promovidas pelas Nações Unidas para as juventudes nos próximos anos. O documento priorizará justamente os cinco pontos destacados no questionário: emprego; empreendimentos; educação, incluindo a educação sexual e a saúde reprodutiva; cidadania e proteção de direitos; e inclusão política.

Dia Internacional da Juventude

No último domingo, 12 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional da Juventude. O tema escolhido para marcar a data neste ano foi “Construindo um mundo melhor: associando-nos com os jovens”. A data serviu para chamar a atenção para os desafios enfrentados pelas juventudes e convocar governos, sociedade civil e empresas para se unir aos/às jovens e ajudar no fortalecimento de organizações e movimentos por eles/as protagonizados.

Fonte: Adital Jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …