Home Notícias Cidadania Greve dos Correios e dos bancos: como agir?
Cidadania - 28 de setembro de 2011

Greve dos Correios e dos bancos: como agir?


 

Duque de Caxias, 28 de setembro de 2011

O que fazer para pagar as contas vencidas e que não chegaram devido a greve dos correios?
Como efetuar o pagamento da conta se o banco está em greve?

O sindicato dos bancários é muito forte, por isso, consegue forte adesão dos trabalhadores do setor, é quase 100% em todo o estado. Várias agências bancárias em toda a Baixada Fluminense e no Estado do Rio estão fechadas, somente os serviços internos funcionam, somente os caixas eletrônicos estão disponíveis. E os Correios? O principal serviço de logística e entregas do país também encontra-se com forte adesão a paralisação.

De acordo com o sindicato dos bancários, cerca de 20% das agências bancárias estão fechadas em alguns estados, mas na prática, observamos muito mais. Os bancários reinvidicam um aumento real de 12,8%, mas o sistema bancário oferece 8%.

Os grevistas dos correios reinvidicam aumento salarial de R$ 200,00, exigem melhores condições de trabalho e ainda que não tenham seus dias de greve descontados.

A greve é a única maneira dos trabalhadores pressionarem o sistema que visa o seu lucro exorbitante a todo custo, mas vale lembrar que o sistema bancário vem acumulando certa economia em suas contas devido ao maior uso do meio eletrônico por parte dos usuários, que com isso, reduz necessidades de contratações de funcionários. A greve afeta bancos públicos e privados estão afetados. No final, quem fica mais prejudica é o cliente, o usuário e consumidor que precisa resolver diversos problemas que só o gerente ou o atendimento na agência poderia ajudar.

O que fazer
A internet entra neste cenário para amenizar um pouco o transtorno, já que facilita o pagamento de suas contas via internet banking, isto é, o site do seu banco que permite as transações eletrônicas, tais como transferências e docs, pagamentos de boletos e faturas desde que contenham um código de barras, cartão de crédito, contas de luz, telefone etc. Nas agências, somente os caixas eletrônicos estão funcionado, nestes você também consegue pagar suas contas através do leitor de código de barras. O único problema é o código de barras da sua fatura estar ilegível, daí, o equipamento não consegue efetuar a leitura. De qualquer forma, você pode tentar digitar os números, normalmente é possível.

De acordo com os próprios órgãos de defesa do consumidor, o usuário é responsável por manter suas contas em dia. Vamos às nossas dicas:

O primeiro passo é:
Se você tem computador na sua residência ou no seu trabalho:
– Se você já tem acesso a sua conta bancária pela internet, você dispõe de login, senha e um cartão ou dispositivo de senha que permite mais segurança no acesso e no pagamento das contas pelo computador; verifique obviamente se o computador a ser utilizado tem anti-vírus e certifique-se que esteja livre de cavalos de tróia ou potenciais vírus que detectam o que é digitado
– Não confie em redes sem fio (wireless) desprotegidas (isto é, sem senha e conexão).

Se você vai acessar de uma lan house:
– Aqui mora o maior perigo. Não é recomendável utilizar computador de lan house para acessar seu banco pela internet. É mais comum do que você imagina, os computadores de lan house, terem vírus e cavalos de tróia. Mas se não tiver jeito, após o uso, providencie urgentemente a troca da senha.
– Caso seu banco tenha um dispositivo como itoken o acesso é mais seguro, pois a cada transação, é solicitado um número aleatório que só vai aparecer no dispositivo, e o hacker não terá acesso a ele, pois estará sempre com você (é o caso do Itaú e Bradesco). A tabela de senhas também é segura, pois o hacker também precisaria ter acesso a ela para efetuar pagamentos ou transferências.

Verifique como você pode efetuar o pagamento da sua fatura:

– Caso sua conta não tenha chegado, procure uma fatura antiga e ligue para a empresa e solicite o código de barras para o pagamento via internet.
– Você também pode solicitar o envio do boleto para seu e-mail.
– No caso da conta de luz, a Light oferece a segunda via pelo site http://www.light.com.br/web/tehome.asp
– No caso da conta de telefone, a Oi (www.oi.com.br), Embratel (www.embratel.com.br) oferecem segunda via internet
– As operadoras de TV por assinatura também oferecem segunda via, procure a fornecedora
– Uma dica para pagar o seu cartão de crédito: ao preencher com a data do vencimento, coloque a data do dia que você está realizando de fato o pagamento e não a data do vencimento. Mas verifique se está dentro da data limite de pagamento da fatura. Não adianta tentar burlar, pois os sistemas conseguem saber exatamente a data que a fatura foi paga e a data limite para recebimento.

Se você não tem acesso a um computador e internet para efetuar os pagamentos, deve saber junto a prestadora, se é possível pagar a conta através de um correspondente. A caixa econômica utiliza as agências Lotéricas como agentes e alguns supermercados.

Verifique em supermercados ou agências lotéricas a possibilidade de efetuar o pagamento da sua conta.

Não espere pelos Correios. Não espere pelo sistema bancário.

Os sindicatos querem melhores condições para seus trabalhadores. Por outro lado, os empregadores não querem ceder, mesmo que eles tenham condições de chegar mais próximo ao que os trabalhadores exigem de direitos. E ao fim, quem mais sofre são os usuários e os consumidores, que precisam encontrar sua solução para não pagar juros em suas contas.

Este é o nosso sistema selvagem. É preciso aprender a sobreviver!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …