Home Notícias Cursos e Concursos Faetec: inscrições abertas até 10 de agosto
Cursos e Concursos - 8 de agosto de 2014

Faetec: inscrições abertas até 10 de agosto

Neste domingo, dia 10, termina o período de inscrições para os cursos de qualificação profissional gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A instituição que é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio, oferece 20.028 oportunidades em cursos voltados para as exigências do mercado de trabalho.

 

Até a última quarta-feira, dia 6, mais de 19 mil pessoas se inscreveram pelo site (www.faetec.rj.gov.br), através do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem também estiver interessado em concorrer a uma das vagas e não tiver acesso à internet poderá procurar um dos polos da Faetec Digital e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

 

A Fundação apresenta um crescimento de 40% na oferta de cursos em relação ao ano passado. Com o fechamento desta última rodada foram distribuídos um total de 241.116 oportunidades este ano, 70 mil a mais que em 2013.

 

Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego nos últimos 10 anos tem caído em média de 12,4% para 5,4% ao ano. O dado positivo revela que as empresas estão contratando mais, porém para conquistar boas colocações no tão sonhado mercado de trabalho, é preciso estar bem qualificado e preparado para os desafios profissionais.

 

Ao todo, 89 unidades oferecem 110 opções diferenciadas de capacitação profissional em diversos setores da economia. De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, a Faetec se destaca pelo trabalho contínuo no atendimento das necessidades da sociedade fluminense por meio de uma formação de qualidade.

 

– Oferecemos uma variedade enorme de oportunidades para quem busca inserção rápida no mercado de trabalho. Estamos dando continuidade à nossa política de qualificação profissional, abrindo mais uma rodada de vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos da Faetec, a última do ano. Eles atendem à crescente demanda por mão de obra dos setores da economia do nosso Estado, e por isso a procura costuma ser bastante grande. A formação técnica é uma excelente porta de entrada para o mundo do trabalho – diz o secretário.

 

Os destaques desta última rodada são os cursos de Auxiliar Administrativo (1.990 vagas) e Maquiador (1.143). Para se candidatar, é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Todos os cursos têm duração de 12 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

 

Para a presidente da Fundação, professora Maria Cristina Lacerda, as vagas oferecidas são uma boa oportunidade para quem deseja entrar preparado no mercado, neste período de fim de ano.

 

– Os formandos da Faetec são bem aceitos pelo mercado de trabalho, porque absorvem com garra o que aprendem em sala de aula. Investir em educação é a melhor forma de se manter atualizado às novas necessidades que são exigidas pelas empresas. Aqueles que se dedicam mais ao estudo, por conseqüência, acabam conquistando melhores oportunidades – destaca a presidente.

 

O sorteio público das vagas será realizado no dia 11 de agosto, a partir das 9 horas, e a listagem completa publicada no site, logo no dia seguinte. Os candidatos sorteados terão entre os dias 12 e 18 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 29 de setembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …