Home Notícias Economia e Negócios Vendas do comércio do Rio em agosto cresceram pelo oitavo mês consecutivo
Economia e Negócios - Rio - 29 de setembro de 2011

Vendas do comércio do Rio em agosto cresceram pelo oitavo mês consecutivo

O acumulado janeiro/agosto foi o segundo melhor desempenho do ano

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro registraram crescimento de 8% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2010, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. É o oitavo mês do ano de resultado positivo nas vendas. No acumulado de janeiro/agosto em relação ao mesmo período do ano passado houve um aumento de 8,1%, o segundo melhor desempenho de 2011.

A pesquisa mostra que os indicadores do mês de agosto foram puxados principalmente pelo crescimento de 8,5% nas vendas do Ramo Duro (Móveis, Eletrodomésticos, Óticas e Jóias) e de 6,8% do RamoMole (Confecções e Moda Infantil, Calçados e Tecidos). A modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes foi a venda a prazo com mais 10,3% seguida da venda à vista com mais 5,6%.

Segundo o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, o aumento de 8% das vendas em agosto está em linha com a boa performance que o comércio da Cidade do Rio de Janeiro vem apresentando durante estes oito meses do ano. “Este resultado foi aquecido pelas vendas no Dia dos Pais e também por ter sido um mês de dias frios”, explica Aldo.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Sul venderam mais 12,3%, as da Zona Norte mais 4,4% e as do Centro mais 4%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Norte faturaram mais 8,6%, as do Centro mais 8,3% e as da Zona Sul mais 8,1%.

Serviço de Proteção ao Crédito

A pesquisa mostra também que as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia seus compromissos atrasados) no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceram 5,9% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o oitavo mês consecutivo de aumento, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio – Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. As consultas (item que indica o movimento do comércio) cresceram 11,8% e a inadimplência aumentou 2,1%. No acumulado dos oito meses do ano (janeiro/agosto), as dívidas quitadas, as consultas e a inadimplência aumentaram, respectivamente, 6,2%, 10,8% e 1,3% em relação com o mesmo período de 2010. Em comparação com o mês anterior (agosto de 2011 em relação a julho de 2011), as dívidas quitadas e as consultas cresceram, respectivamente, 7,2% e 2,7% e a inadimplência caiu 8%.

Movimento de Cheque

Segundo o LIG Cheque, registro de cadastro da entidade, as dívidas quitadas e a inadimplência aumentaram em agosto, respectivamente, 5,2% e 1,4% e as consultas diminuíram 9,4% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado dos oito meses do ano (janeiro/agosto) em relação ao mesmo período do ano passado, as dívidas quitadas e a inadimplência cresceram, respectivamente, 4,3% e 1,1%, e as consultas caíram 5,7%. Comparando-se agosto com o mês anterior (julho), as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 1,2%, 16,5% e 0,2%.


CDLRio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …