Home Notícias Meio Ambiente Governo do Estado realiza Festival Estadual do Turismo Baixada
Meio Ambiente - Turismo na Baixada - 3 de dezembro de 2011

Governo do Estado realiza Festival Estadual do Turismo Baixada

Evento será aberto ao público com grandes atrações em Nilópolis

A Baixada Fluminense vai mostrar, em um evento único e diferenciado, que também tem inúmeros atrativos turísticos a exemplo das seis regiões turísticas prioritárias do Estado. O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), promoverá o Festival Estadual de Turismo Baixada nos próximos dias 9,10 e 11 de dezembro, no Parque de Eventos de Nilópolis, com apoio da prefeitura local.

Apesar das atrações para o público começarem às 16h, de sexta-feira, 9/12, o Festival será aberto oficialmente, para autoridades, trade e jornalistas, às 19h, pelo secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro e pelo prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim. Logo em seguida, às 20h, haverá a apresentação da Escola de Samba Grande Rio, de Duque de Caxias.

Para Ronald Ázaro o evento abre não só a oportunidade da região mostrar seu potencial turístico, como também trabalha a auto estima do cidadão da Baixada Fluminense, que verá artistas de qualidade oriundos da região.

– Apesar da proximidade das cidades da Baixada com a capital, poucas pessoas conhecem os atrativos turísticos desses municípios. O turismo é um agregador social e um importante impulsionador da economia. É preciso trabalhar esses destinos para que se tornem pólos receptores de turistas, gerando empregos e visibilidade para a região.

O Festival terá a participação de municípios das diferentes regiões turísticas do interior do Estado e de Conventions Bureau que terão a oportunidade de divulgar seus atrativos turísticos. O evento contará ainda com atrações musicais, como as Escolas de Samba Grande Rio e Beija-Flor, além de um mix de shows que vão do MPB ao sertanejo universitário, passando por reggae e música gospel.

O evento contará ainda com estandes de agricultura familiar, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, onde o público poderá comprar produtos de alta qualidade, e artesanato, gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, que oferecerá inúmeros objetos produzidos nas cidades da Baixada Fluminense e que prometem ser uma boa opção para presentes de Natal. As cidades da Baixada terão um espaço específico para apresentarem seus atrativos turísticos.

Para os profissionais do trade turístico é uma oportunidade única para se inteirarem das novidades, trocarem experiências, fecharem negócios e buscarem parcerias. Para os estudantes, o Festival de Turismo Baixada oferece, além da chance de estar em contato com centenas de trabalhadores da área, um espaço onde diversas universidades, que fazem parte da Academia do Turismo estarão apresentando suas novidades e cursos ligados ao setor que tem se destacado, nos últimos anos, como grande empregador.

Para quem está em busca de uma chance na área do turismo terá à disposição um Banco de Currículos onde o  SindRio – Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e a ABBTUR – Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo.

No sábado e domingo, respectivamente dias 10 e 11 de dezembro, o Festival será aberto ao público a partir das 11h. O Parque de Eventos fica localizado na Rua José Martins, no centro de Nilópolis.

 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA FEIRA:

16 h –  DJ

17:30h – IMÁ LEI FÉ

DJ

19h – CERIMÔNIA

20h- GRANDE RIO


SÁBADO:

16h – DJ

17h- ORQUESTRA SÃO JOÃO DE MERITI

18:30h- PIMENTA DO REINO

20h- BEIJA FLOR

 

DOMINGO

14h- DJ

15h-BENTO & MARIANO

16:30h- FAIXA PRETA DE JESUS

18 h- AGNALDO SILVA E INSPIRAÇÃO DIVINA

 19:30h-BANDA ALIANÇA DE VIDA

 

O turismo da Baixada Fluminense

Apesar de não ter tradição turística as cidades da Baixada Fluminense têm inúmeros atrativos naturais, culturais e históricos que merecem ser conhecidos pelos turistas. A região reúne 10 municípios. São eles: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

A cidade de Nova Iguaçu reúne um importante patrimônio cultural e natural. Suas igrejas do século XVII ao XIX ainda guardam muitas histórias e obras barrocas. O parque municipal, localizado em área de Mata Atlântica, abriga o primeiro geoparque do Estado, onde está situado um vulcão, além de várias cachoeiras e trilhas. Na cidade há chance de praticar várias atividades ligadas a esportes radicais como o rapel e a tirolesa, na Pedra da Contenda, e vôo livre e parapente, na Serra do Vulcão.

Nilópolis tem como destaque a Capela de São Mateus, construída em 1637, no alto da colina de Nilópolis. A construção foi feita com barro batido pelos índios e escravos ali existentes. O Casarão da Fazenda do Brejo é um dos principais atrativos culturais de Belford Roxo. Outros pontos que devem ser visitados são a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Bica da Mulata. Quem for a São João de Meriti não pode deixar de conhecer as igrejas de São João Batista e de Santa Rita de Luziê, além do Solar dos Telles Ruy Afrânio Peixoto, uma construção de 1816.

Duque de Caxias é um dos mais expressivos pólos industriais do Estado, mas seu desenvolvimento econômico não interferiu na natureza. Há várias áreas de preservação ambiental que agradam os apreciadores de turismo ecológico. São elas as APAs de São Bento, Petrópolis e Alcobaça. A Reserva Florestal de Xerém possui fauna e flora diversificada e no Parque Municipal de Taquara há várias opções de lazer e de esportes. A Igreja Nossa Senhora do Pilar é um atrativo turístico muito procurado. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII e era ponto de referência para o começo do Caminho Novo das Minas, aberto por Garcia Peres.

Japeri é outro local ideal para caminhadas ecológicas. Para os apreciadores de vôo livre há uma rampa instalada no Pico da Coragem. Em Queimados os visitantes devem fazer uma visita à Estação Ferroviária, inaugurada por D. Pedro II, e à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1737. Mesquita se destaca pelas igrejas de São Marcos, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Fátima. Em Seropédica a Floresta Nacional Mario Xavier e o prédio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, antiga sede da fazenda Seropédica do Bananal de Itaguaí, são os pontos mais visitados.

Magé tem atrativos históricos que agradam muitos turistas como é o caso da primeira ferrovia do Brasil que foi inaugurada em 1854 pelo Barão de Mauá. Um outro passeio imperdível é o Porto da Estrela, local onde o ouro que os tropeiros traziam de Minas Gerais, pelo Caminho Novo, era embarcado, e que hoje faz parte do Circuito da Estrada Real.

 

Fotos

Créditos fotos: João Calandrini

 

Cachoeira de Xerém em Duque de Caxias

 

Parque Municipal da Taquara em Caxias

 

Capela São Mateus em Nilópolis

 

Igreja Nossa Senhora do Pilar em Duque de Caxias

 

Turistas fazem trilha no Vulcão de Nova Iguaçu

 

 

SeTur – Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …