Home Notícias Meio Ambiente Rio+20: entenda o que é a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente - Rio - 13 de junho de 2012

Rio+20: entenda o que é a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável

Está chegando. Entre 20 e 22/06, representantes de Alto Nível dos 193 Estados que fazem parte da ONU se reunirão no Brasil, na capital fluminense, para participar da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável*.

Pouca gente sabe, mas a ideia do evento foi do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva que, em 2007, propôs às Nações Unidas a realização de uma conferência que avaliasse a situação do planeta duas décadas depois da Rio92 – Conferência para Meio Ambiente e Desenvolvimento. O evento, que também aconteceu no Rio de Janeiro, discutiu pela primeira vez, a nível global, o conceito de desenvolvimento sustentável e deixou sua marca na história mundial por culminar na criação de uma porção de documentos importantes a respeito do tema – entre eles, a Agenda 21, a Carta da Terra e asConvenções do Clima e da Diversidade Biológica.

Dois anos depois da sugestão de Lula, a ONU confirmou oficialmente a realização da Rio+20 e publicou, logo após a COP15, resolução que aponta, como objetivo do evento, “fazer um balanço do que foi realizado nos últimos 20 anos e produzir um documento curto que reforce o compromisso político do mundo com o desenvolvimento sustentável”.

Mais do que isso, é unanimidade, entre os especialistas no tema, que a Conferência será uma grande oportunidade – sobretudo para o Brasil, que é anfitrião do evento – para avaliar as lacunas que ainda existem a respeito do tema, debater os limites do planeta e apresentar agendas proativas, que assumam novos compromissos rumo ao desenvolvimento sustentável, com base em conhecimentos – sobretudo científicos – que não possuíamos há 20 anos, na Rio92. Uma oportunidade grandiosa, que não deve (e não pode!) ser desperdiçada.

*Rio+20

Fonte:
Planeta Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …