Home Notícias Brasil e Mundo Saiba como ensinar as crianças a terem hábitos alimentares saudáveis
Brasil e Mundo - Saúde e Bem-estar - 13 de março de 2013

Saiba como ensinar as crianças a terem hábitos alimentares saudáveis

obesidadeO cotidiano da família moderna está cada vez mais corrido, os pais trabalham fora e são tantas coisas para fazer durante o dia que a alimentação fica em segundo plano, facilitando a escolha por alimentos de preparo rápido desde o café da manhã, lanche escolar e jantar.

 

Para orientar os pais na tarefa de ensinar os pequenos a se alimentarem corretamente, o pediatra Dr. Vanderlei Szauter, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica a importância dos pais criarem uma rotina alimentar. “A alimentação em horários não programados induz a um consumo maior de alimentos. Sem a rotina organizada, a criança pode passar muitas horas sem se alimentar, o que não é desejável, pois quando ela vai comer, tende a mastigar muito depressa e em grande quantidade, não atentando com a qualidade”. Ter uma rotina alimentar ajuda a alcançar a boa nutrição quando alimentos saudáveis são escolhidos, prevenindo a obesidade já que a alimentação em horários não programados induz a um consumo maior de alimentos.

 

Muitos pais se questionam, “como ensinar às crianças a importância de consumir alimentos, que nem sempre tem o sabor semelhante a alimentos mais “gostosos”, porém fazem bem a saúde?”. O pediatra explica, “Quando a criança não quer comer alimentos saudáveis alegando que o sabor não é tão agradável, é importante que seja explicado a ela a importância nutricional daquele alimento, de acordo com a faixa etária. Por exemplo, para crianças menores os pais podem relacionar determinados alimentos a algum personagem de desenho animado que aprecie um alimento específico saudável, como um ratinho que aprecie queijo. Já para as crianças maiores, pode-se explicar como um todo, lembrando que o melhor aprendizado é o exemplo dado pelos pais”.

 

Outro fator que influencia as crianças a consumirem determinado alimento é o modo de preparo. “É importante alinhar os sabores e temperos e que a comida tenha uma  boa apresentação. Não é recomendável esconder os alimentos no preparo. Eles devem ser aprontados de forma a não serem camuflados, pois o processo de aprendizagem também passa pela coerência dos pais em não enganarem seus filhos. Explicações devem ser sempre dadas e o sabor e apresentação são muito importantes” explica o profissional.

 

Várias pessoas alimentando uma criança pode provocar uma desordem na nutrição. O pediatra do Hospital e Maternidade São Cristóvão esclarece “Quando muitas pessoas alimentam uma criança, pode acontecer que o consumo de alimentos aumente, e devido a isso a criança desenvolva uma predisposição à obesidade”. No caso da criança ter vários cuidadores, é preciso que haja uma comunicação entre eles, “Para evitar que a criança coma mais do que o necessário e haja um balanço nutricional na alimentação diária dela, é importante que haja uma conversa entre os cuidadores para que todos alinhem entre si como será sua rotina alimentar, mantendo-a por meio de um controle diário simples, possibilitando que todos os envolvidos saibam o que já foi administrado no dia”. Estas medidas são necessárias já que cada pessoa tem uma forma de enxergar o processo de alimentação de uma criança, finaliza o pediatra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …