Home Notícias Plano do Livro Leitura cria oportunidade a escritores
Notícias - Nova Iguaçu - 26 de dezembro de 2012

Plano do Livro Leitura cria oportunidade a escritores

Nova Iguaçu é a primeira cidade da Baixada Fluminense a implantar o Plano Municipal do Livro Leitura, que tem como um dos objetivos estimular a leitura, além de apontar caminhos que fortaleçam a literatura. A proposta é oriunda de um Decreto da prefeita Sheila Gama.

 

O secretário Municipal de Cultura, Anderson de Ávila, explicou que além do Plano Municipal do Livro Leitura, Nova Iguaçu irá ganhar também o Plano Municipal e o Sistema Municipal de Cultura. “São instrumentos importantes porque a cultura passará a ter ações continuadas, evitando assim que trocas de governos afetem os projetos”, concluiu.

 

O Plano Municipal do Livro Leitura ainda possibilitará que os moradores do município tenham mais acesso à literatura. “Uma das metas da Secretaria é fazer com que escritores da cidade possam ter a oportunidade de imprimir seu livro gratuitamente”, resumiu.

 

Saldo Positivo

 

A Casa de Cultura de Nova Iguaçu fechou o ano de 2012 com saldo positivo. As oficinas (teatro, violão, violino, maracatu, etc) contaram com a participação de cerca de 30 mil pessoas.

 

O local sediou ainda três grandes eventos teatrais: Encontrarte, Baixada Encena e Festival Mix. “A frequência de público foi muito boa, pois a Casa de Cultura virou um lugar de encontro para pessoas de diversas classes sociais”, resumiu Anderson de Ávila, enfatizando que foram apresentadas diversas peças teatrais, destacando o clássico “A Bela e a Fera”. “Conseguimos ter uma programação fixa e fizemos com que moradores de Nova Iguaçu pudessem ter acesso ao teatro”, salientou, lembrando também da decoração de Natal da Casa, que atraiu grande público.

 

Anderson de Ávila destacou ainda o empenho da prefeita Sheila Gama em melhorar o acesso à cultura na cidade. “O orçamento da Cultura era 0,5% (meio por cento) e a prefeita elevou para 1%, que dá R$ 8 milhões por ano”, revelou.

 

Outra medida importante adotada pela Secretaria Municipal foi firmar parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para digitalizar todo acervo histórico do município, que em breve será disponibilizado para consulta gratuita na internet.

 

A Casa da Cultura fica na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro. Informações pelo telefone 2667-6208.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …