Home Notícias Queimados: MMX e Firjan comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas
Notícias - Queimados - 6 de junho de 2013

Queimados: MMX e Firjan comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a MMX, mineradora do Grupo EBX, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), promoveu em Queimados (RJ) mais um plantio do Cultivar, programa de reflorestamento da Mata Atlântica, às margens do Rio Guandu. O evento, realizado nesta quinta-feira (6), contou com a participação de cerca de mil alunos de escolas públicas e das Unidades SESI  e SENAI do Rio de Janeiro, de Itaguaí e de Queimados.
O estudante Vitor de Castro, de 18 anos, levou quase duas horas de viagem da Unidade Senai de Jacarepaguá até a área do plantio. Para ele o investimento na preservação do meio ambiente é muito importante. “Crianças e adultos participam do plantio e aprendem que uma pequena ação ajuda a renovar o meio ambiente”. O estudante também ressaltou a diversidade de mudas no plantio. Entre árvores, foram plantadas espécies em extinção como o Pau-Brasil, Palmito-Juçara e Jacarandá da Bahia.

 

Até agora, o Programa Cultivar já reflorestou 106 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Guandu. Desde o início do projeto, em 2011, mais de 5 mil crianças e adolescentes de escolas de Itaguaí, Mangaratiba, Queimados e Rio de Janeiro participaram de programa. No último plantio, o Cultivar alcançou o número de mais de 100 mil mudas nativas de Mata Atlântica plantadas na região.

 

A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da MMX, Dilri Batista, ressalta que a atuação da companhia vai além do plantio das árvores. “O trabalho continua. São várias etapas após o plantio, como a manutenção do local e adubação constante. Todas essas etapas são acompanhadas pela MMX”, explica.

Sobre o Cultivar

A MMX foi a primeira empresa privada a participar do Cultivar e, desde 2011, investe R$ 4 milhões no projeto para reflorestar as margens do Guandu, rio que abastece 80% da região metropolitana do Rio de Janeiro e a maior estação de tratamento de água do mundo.  A iniciativa prevê o cultivo de mais de 200 mil mudas de árvores da Mata Atlântica. Durante três anos, as mudas plantadas receberão acompanhamento e manutenção para garantir a recuperação ambiental da mata ciliar do Rio Guandu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …