Home São João de Meriti Programa de controle da hipertensão e Diabetes já tem mais de 20 mil cadastrados em São João de Meriti
São João de Meriti - Saúde e Bem-estar - 7 de outubro de 2011

Programa de controle da hipertensão e Diabetes já tem mais de 20 mil cadastrados em São João de Meriti

Programa de controle da hipertensão e Diabetes Duas doenças silenciosas e com grau de fatalidade terrível, a hipertensão arterial e diabetes estão entre as maiores assassinas da humanidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes, a maioria em países em desenvolvimento. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. Outra pesquisa, essa do Ministério da Saúde, mostra que a proporção de brasileiros que sofrem com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. A doença está ligada a 85% de ocorrências de acidente vascular encefálico (AVE) e a 40% de infartos do miocárdio no mundo.

Quando essas doenças são diagnosticadas precocemente, os pacientes tem grandes chances de não sofrer complicações.
Em São João de Meriti, os portadores de hipertensão e diabetes têm um programa inteiramente voltado para eles. O Hiperdia (Programa de Controle da Hipertensão Arterial e do Diabetes) é desenvolvido em todas as unidades de saúde do município e atende a crianças, jovens, adultos e idosos. O número de cadastrados já passa dos 20 mil.

A porta de entrada do paciente no programa é a unidade de saúde, onde ele pode ter a pressão verificada e fazer o exame de glicose. Os atendimentos também são feitos no Programa Meriti Legal, que a cada 15 dias percorre os bairros oferecendo diversos serviços à população. Os hipertensos e diabéticos são cadastrados nas Unidades de Saúde e passam a ter acompanhamento médico.
Eles recebem insulina e outros medicamentos que sejam necessários, além de glicosímetros e fitas para a medição e monitoramento da taxa de açúcar no sangue, lancetas e seringas para aplicação da insulina. Os casos mais graves são encaminhados ao Instituto Estadual de Diabetes do Hospital Moncorvo Filho, do Rio de Janeiro.

O Programa também atende, através do Programa de Visita Domiciliar (Provid), a todos os pacientes acamados nas áreas que não tem atendimento do Programa de Saúde da Família.

 
Mais informações sobre como se cadastrar no programa:

Coordenação do Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes
PAM Abdon Gonçalves (PAM Meriti)
Av. Presidente Lincoln, s/nº – Jardim Meriti
Tel: (21) 3755-3785 / 2751-1819

Mapa

 

[mappress mapid=”58″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …