Home Notícias Seropédica capacita novos agentes de saúde
Notícias - Saúde e Bem-estar - Seropédica - 27 de janeiro de 2012

Seropédica capacita novos agentes de saúde

A ação “Nilópolis Sem Dengue” estará acontecendo neste sábado dia 28 de janeiro no bairro Cabuis. Como acontece em todas as ações, de 9hs às 13hs, a Secretaria de Saúde colocará a disposição da comunidade seus Agentes de Combate a Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a Equipe de Controle de Roedores.

De acordo com o secretário de Saúde, Franklim Monteiro, o bairro Cabuis, para efeito de controle do mosquito da dengue, é dividido em duas partes, Cabuis I e Cabuis II, apesar da proximidade, as duas localidades apresentam diferenças no índice de infestação do mosquito.”O Cabuis I possui 144 imóveis inspecionados, sendo encontrado 2 casos positivos, sendo considerado de médio risco. Já o Cabuis II possui 70 Imóveis inspecionados, sendo 3 casos positivos, sendo considerado de Alto risco. A nossa ação visa conseguir a parceria da população para reduzir a zero os focos do mosquito da dengue”, disse Franklim.

Os ACEs e ACSs, visitarão as casas do bairro para fazer uma varredura e exterminar qualquer foco do mosquito ali encontrado. No ponto de concentração, que será no cruzamento da Rua Carlos Alves de Oliveira com a Rua Antônio Pereira (próximo a UPA), será montada uma tenda onde a população poderá apresentar denúncias de focos do mosquito, em suas casas ou na vizinhança. A equipe do laboratório estará demonstrando como é feito o trabalho de identificação do mosquito. “Não esquecemos também do lazer da criançada e para isso será montado um pula-pula onde a criançada poderá se divertir gratuitamente”, concluiu o secretário.

Aline Barreto, coordenadora de Educação Permanente e Promoção à Saúde da SMS, destacou que os agentes de saúde possuem um profundo conhecimento das comunidades, o que facilita conhecerem as reais necessidades dos locais onde atuam. “Os agentes de Saúde conhecem bem a comunidade onde trabalham, sabem as necessidades e estão diariamente com aquelas pessoas. Por isso a necessidade de fazer com que eles estejam sempre aptos a atenderem a população”, disse Aline Barreto.

Aline Barreto também destaca a importância da contribuição permanente da população ao trabalho dos agentes, permitindo a vistoria nos domicílios e contribuindo para a eliminação de água parada em recipientes que sirvam de criadouros ao mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …