Exposição Internacional “Quem é o Homem do Sudário?” no Caxias Shopping
O Caxias Shopping recebe, de 26 de fevereiro a 28 de abril, a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário”. A mostra é gratuita e reúne uma coleção grandiosa e surpreendente de objetos e pesquisas científicas que pretendem desvendar os mistérios do Sudário, uma peça de linho que os cristãos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após sua morte. São cerca de 60 peças produzidos em países com Itália, Israel (Jerusalém), Holanda e Brasil. Por meio de vídeos, painéis explicativos e réplicas de objetos datados da antiguidade, o público poderá entender a trajetória do Homem do Sudário, em um cenário que reconstitui uma caverna de Jerusalém. Durante todo o período da exposição, serão realizadas missas todas as terças e quintas, às 17h, e aos domingos, às 15h, em uma capela montada dentro da exposição. Nos outros dias, haverá “Momentos de Oração” também às 17h.
“Estamos trazendo para o Caxias Shopping uma coleção de importância internacional, que já foi apresentada em vários países e que poderá ser vista gratuitamente. É uma oportunidade para o município entrar no roteiro internacional da cultura e para o público ver de perto a grandiosidade da exposição, independente da religião de cada um.” explica Cristiana Legey, Gerente de Marketing do Caxias Shopping.
A EXPOSIÇÃO – De caráter cultural e científico, a exposição “Quem é o Homem do Sudário?” está dividida em cinco fases, que apresentam objetos, análises científicas e réplicas de peças históricas. Logo na entrada, um vídeo traz informações importantes sobre o estudo do Sudário, um dos objetos mais estudados da história da humanidade.
Na primeira fase, o público vai encontrar o “Mapa do Sudário”. São cinco painéis com imagens históricas e cinco expositores nos quais estão réplicas dos pregos, flagelos, coroa de espinhos, tumba e moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário. Nesta fase, o público pode ver também a impressionante reprodução em tamanho natural do lenço sepulcral, que envolveu o corpo do Homem do Sudário. A peça original está conservada na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV, e mede 4,41m de altura por 1,13m de largura.
Na segunda fase, são apresentados 12 painéis com análises científicas e pesquisas realizadas sobre o lençol fúnebre que tentam desvendar seus mistérios. Na terceira fase, o público pode conhecer o Percurso Histórico do Sudário, incluindo todos os lugares por onde o lençol sepulcral passou até chegar a Turim.
A quarta fase traz a análise forense do caso. Quem visitar a exposição pode ver de forma dinâmica, a partir de vídeos e gráficos, os estudos científicos que comprovam a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário, assim como o estudo do botânico israelense Aminoam Danim sobre as imagens florais presentes no lençol. Destaque para os vestígios que mostram claramente onde foram colocados os pregos, a coroa de espinhos e por onde a lança transpassou o coração do Homem do Sudário.
Encerrando a exposição, a quinta fase apresenta uma escultura de bronze em tamanho natural, com proporções exatas e a posição do Homem do Sudário, criada a partir de todos os estudos feitos até então. Ainda no último estágio da mostra, destaque para o impressionante holograma em 3D, que reproduz a imagem do Sudário. Um trabalho minucioso realizado pelo cientista holandês Petrus Soons com feixes de raio laser.
Segundo o curador da exposição e estudioso do Sudário, Padre Alexandre Paciolli, o evento traz uma série de revelações que a ciência tem estudado a fundo e que envolveram mais de 40 cientistas em todo o mundo. “Química, física, numismática, biologia… Quantas áreas nos levam a percorrer o passo a passo desse grande estudo, que possui representatividade no mundo. Para mim, o Sudário de Turim é um grande desafio à ciência e nos ajuda a crescer em muitos campos culturais”, diz o Padre.
Informações técnicas sobre a gruta cenográfica: O espaço que abriga a exposição também promete surpreender os visitantes. Assinado pelo cenógrafo Clécio Regis, com iluminação de Renata César, a entrada e o interior da caverna reproduzem as paredes de calcário típicas de Jerusalém. A gruta cenográfica conta com 350m² de parede de pedra em escultura de isopor, poliuretano, madeira, compensado e pintura de arte. Para criar o ambiente, mais de 30 funcionários trabalharam no projeto que conta com 1000m² de tecidos e 250m² de piso feito de lona com pintura de arte. Segundo Clécio Regis, esta é a exposição com o maior volume de cenografia já feita num shopping center no Brasil. “É um prazer estar envolvido em um projeto desta natureza e importância”, avalia.
SERVIÇO: Exposição Internacional “Quem é o Homem do Sudário?” – Gratuita.
Local: Praça de Eventos do Caxias Shopping
Endereço: Rodovia Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias – RJ – Telefone: 2430-5110.
Data: de 26 de fevereiro a 28 de abril
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
*** Missas: terças e quintas, às 17h, e domingos, às 15h.
*** Momentos de Oração: segundas, quartas, sextas e sábados, às 17h.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …