Home Notícias Brasil e Mundo Médico comenta a importância do papel da doula durante o trabalho de parto
Brasil e Mundo - Notícias - Saúde e Bem-estar - 18 de fevereiro de 2013

Médico comenta a importância do papel da doula durante o trabalho de parto

doula

Nunca se falou tanto em humanização do parto como nos últimos tempos no Brasil. Defendendo a assistência o papel da doula é fundamental em qualquer hospital brasileiro durante trabalho de parto, parto e pós-parto. Segundo o ginecologista e obstetra, defensor do parto humanizado Alberto Jorge Guimarães, a doula é uma profissional treinada para dar apoio psicológico e físico à gestante (massagens, por exemplo), embora o médico quem responde pelo parto.

 

“Temos vários estudos que apontam que a presença de doulas é muito positiva para a gestante e para o sucesso do parto e consequentemente para a saúde do bebê. Temos na equipe da Parto sem Medo (www.partosemmedo.com.br), doulas competentes, profissionais qualificadas que fazem toda diferença no trabalho de pré-parto e no parto”.

 

Na verdade, de acordo com Dr. Alberto, o trabalho da doula em conjunto com o médico, visa diminuir as altas taxas de cesáreas no país, além de contribuir indiretamente para a diminuição da taxa de infecção hospitalar, uma vez que os partos normais e naturais apresentam menos risco infeccioso, se comparados aos partos cirúrgicos”, enfatiza.

 

Por: Doutor Alberto Jorge Guimarães

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …