Sábado é dia de caminhada contra a dengue em Itaguaí
Serão cerca de 20 pontos de encontro em diversos bairros da cidade
A Secretaria de Saúde de Itaguaí realiza, neste sábado (26/11), a partir das 9h, uma grande caminhada contra a dengue por diversos bairros da cidade. Cerca de 500 moradores já confirmaram presença. Haverá cerca de 20 locais de concentração, onde agentes de saúde e patrulheiros da saúde mirins (crianças de 8 a 12 anos) darão orientações aos participantes sobre a identificação de focos do mosquito transmissor da doença. O objetivo é mobilizar a população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do Aedes aegypti. Haverá carros de som e, durante a caminhada, será apresentada a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue, projeto do Governo do Estado, inspirado em estratégia adotada em Cingapura. As associações de moradores e conselhos comunitários de Itaguaí também estão mobilizados nessa campanha.
O problema apontado por especialistas em Vigilância Epidemiológica é que muitos conhecem, mas não põem em prática as ações contra a dengue. Simplesmente ignoram essas informações. De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde de Itaguaí, Sebastião Jorge de Souza, essa caminhada tem, assim, o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância da dedicação de dez minutos por semana para limpeza dos principais criadouros do mosquito. “É importante que cada um fiscalize tanto o quintal, quanto o interior de suas residências. O mosquito da dengue pode se proliferar até em uma chapinha de garrafa”, revela Souza.
Diminuição dos casos de dengue – Este e outros projetos foram responsáveis pela diminuição nos casos de dengue do município. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2008, ano em que começou a “Patrulha da Saúde” de Itaguaí, foram registrados 2.346 casos suspeitos da doença. Em 2010, o número de registros baixou para 440. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em outubro deste ano, demonstrou que Itaguaí baixou o índice de infestação do mosquito para 2%. Até o fim do ano, a Prefeitura de Itaguaí deverá receber do Governo Federal um incentivo de cerca de 87 mil reais, o equivalente a 20% do repasse feito por meio do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde (PFVPS).
Os interessados em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou a Associação de Moradores do seu bairro. Outras informações pelo telefone (21) 2688-6052, ramal 248. Segue abaixo lista com os principais pontos de encontro:
Centro: Praça Vicente Cicarino, s/n – próximo ao Calçadão de Itaguaí
Vila Margarida: Em frente ao Colégio Estadual Prof. Ney Cidade Palmeiro – Rua Eliseu Viscont, s/n – Vila Margarida
Engenho: Em frente ao CIEP 497 Municipalizado Prof.ª Sílvia Tupinambá – Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º
Brisamar: Próximo à E. E. M. Carmem Menezes Direito –Rua 24 – c/ Transversal I
Coroa Grande: Praça São Benedito, s/n
26 de dezembro – Na sede do conselho comunitário –
Carioca: Em frente ao cemitério
Califórnia: Praça do bairro
Santana: Praça do bairro
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …